O sobrenome Amorim e sua comum variação, Morim, têm origem em uma freguesia portuguesa chamada Amorim, nome de origem latina, que significa local de amar ou dos amantes, as referencias mais antigas ao nome Amorim datam do século XI em citações a Paróquia de Santiago de Amorim, é importante lembrar que Santiago foi por muito tempo o santo protetor dos exércitos cristãos na península ibérica, talvez em referencia a ele o brasão da família Amorim( e Morim) trás a figura de cinco cabeças de mouros decapitadas, já que Santiago era também conhecido como Santiago matamouros, ou em geral o brasão se trata de uma apologia à guerra entre cristãos e mouros pelo domínio das terras ibéricas.
Ate hoje grande parte dos habitantes da freguesia de Amorim, tem o sobrenome Amorim, prova real que lá é o local da origem do sobrenome, o que conclui que ele era usado para indicar a origem das pessoas vindas de Amorim.
Me amarrei!
ResponderExcluirEu sou um Amorim.
:)
Muito bom conhcer a órigem, onde tudo começou e como começou. Grato
ResponderExcluirReudo Amorim
Muito bom saber onde se originou.
ResponderExcluirMuito Bom :)
ResponderExcluirlegal :D
ResponderExcluirAmorim vem do meu lado paterno
ResponderExcluirMinha mãe tem o pai vindo dessa família, que sabemos ter se deslocado de Descoberto (de São João Nepomuceno), Minas Gerais, para Visconde do Rio Branco-MG, onde são ainda numerosos. Triste, porém, o brasão com essas cabeças decapitadas, símbolo de uma luta para mim não tão cristã. Mas precisamos saber a História por detrás dos brasões e seus símbolos, para constatar o motivo real das guerras: luta pelo poder, nada a haver com religião (que me desculpe Santiago - é o mesmo de Compostela?).
ResponderExcluirSou Amorim por parte de pai
ResponderExcluirsou Amorim por parte de mãe
ResponderExcluirSou feliz de saber que e origem ibérica o meu sobrenome:) melhor ainda porquê e da Galiza eu nunca tive dúvidas que faço parte dos gladiadores:):):)
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirBem interessante tudo isso. Vi outros brasões para a família Amorim. Como saber o real brasão?
Sou Amorim com muito orgulho.
ResponderExcluir