O nome do rei Rodrigo ficou bem vivo na mente do povo ibérico, que contavam como os muçulmanos entraram na Ibéria, tal nome foi dado a muitos, daí surgiu o nome Rodrigues, que significa filho de Rodrigo ou da casa de Rodrigo, este nome foi adotado por muitas famílias na península ibérica como sobrenome, na forma de Rodriguez na Espanha.
O Reino de Portugal até o século XV, permitia certa liberdade aos judeus, que eram perseguidos no resto de toda Europa, após esta data eles passaram a ser perseguidos também dentro do território português, a menos que se convertessem ao cristianismo e passassem a usar nomes cristãos, o sobrenome Rodrigues foi um dos adotados pelos judeus, já que o sobrenome lhes permitia ser “anônimos” e não expor suas origens, devido a grande variedade de famílias que usavam o sobrenome Rodrigues.
A respeito dos judeus expulsos da Espanha em 1492, por motivos sociais e políticos, convém rever sua história e entrada no Brasil via Portugal, sob a denominação de "Cristãos Novos", já que batizados na Igreja Católica. Segundo a escritora baiana Anita Novinski, livro "A Inquisição na Bahia", 60% da população do Brasil era de cristão novos (judeus) e o Brasil teria siso arrendado a eles, embora constantemente perseguidos pela Inquisição. Novamente a verdadeira História do Brasil por detrás dos brasões e dos sobrenomes de família.
ResponderExcluirErrata: ... o Brasil teria sido arrendado a eles (judeus cristãos novos)
ResponderExcluirsou da família rodrigues dos santos
ResponderExcluirVendo o domínio "rodrigues.com.br". Algum interessado? Entre no site de mesmo nome. Grato
ResponderExcluirWalter Rodrigues