Tradutor

Brasão da Família Lopes

Posted by Elviseassim

O sobrenome Lopes ou em espanhol López é de origem ibérica sendo patronímico de nomes derivados da palavra latina lopus, que significa lobo, ou seja, pessoas cujo nome do pai era Lope ou Lopo ganhavam o apelido Lopes, dessa forma Lopes significa o filho do lobo.

 Por ser um apelido patronímico muito antigo não existe apenas uma família Lopes, mas várias, originárias em diversos reinos católicos da península ibérica e com diversos brasões, acima alguns brasões da família Lopes portuguesa, destaque ao primeiro em azul, com uma palmeira de ouro e um corvo sobre ela, este teria pertencido ao cavaleiro João Lopes e lhe foi dado pelo rei D. Afonso V em 1476, pelos serviços prestados a coroa na expansão no Norte da África, na conquista de Tanger, Anafé e Arzila, além de ter participado na guerra contra Castela.

Brasão da Família Reis

Posted by Elviseassim

O sobrenome português Reis é uma referência aos Três Reis Magos, segundo a tradição cristã, os reis haviam vindo do oriente para presentear o Menino Jesus, guiados por uma estrela, chegando a Judéia foram ao palácio de Herodes, crendo que ali encontrariam o rei dos judeus que havia nascido, Herodes sem conhecer as profecias, pediu aos Magos do Oriente que quando encontrassem a criança voltassem até ele lhe dissessem onde ela estava com a intenção de matá-la após os reis partirem, na procura os Três Reis Magos demoram encontrar o menino Jesus, só chegando até ele em 6 de janeiro.
Na Idade Média os Reis Magos passaram a ser venerados como santos, no século VI suas relíquias foram trazidas de Constantinopla para Milão, e em 1164 foram levados para Colônia na Alemanha onde estão até hoje. Também durante a Idade Média havia a tradição de que os nascidos no dia 6 de janeiro levassem o nome Reis, em referência ao santos do dia acreditando que conseguiriam proteção deles.
Na Alemanha também surgiu uma família Reis, porém a família Reis alemã é de origem patronímica em referência ao nome Risi, esse por sua vez é uma variação italiana do nome Rico, gerando os sobrenomes Risner, Reisner, Reiss e Reis.
Acima o brasão da família Reis portuguesa, com um campo azul e uma estrela de ouro de oito pontas em referência a estrela que guiou os reis até o Menino Jesus.

Brasão da Família Aguiar

Posted by Elviseassim

O sobrenome Aguiar vem da palavra em latim Aquila, que significa águia.
Desde o império romano a águia já era uma insígnia, as legiões levavam uma águia de ouro consigo, um soldado, denominado aquilifer, era responsável por protegê-la. A águia também foi o símbolo do Sacro Império Romano-Germânico desde Carlos Magno, durante as cruzadas a águia também ilustrou os escudos dos cruzados, dessa forma a águia sempre ocupou uma função simbólica de poder.
 O sobrenome Aguiar surgiu no norte de Portugal, acreditasse que seja de origem toponímia, que o apelido Aguiar surgiu para indicar que a pessoa vinha de um lugar onde existem águias ou de quem usava o símbolo da águia. Na Espanha também existe uma família Aguiar, crê-se que esta seja um ramo da família portuguesa e que foi na Espanha que surgiram as variações Aguilar e Aguilera, e que estas variações teriam chegado a Portugal.
Ao lado o brasão da família Aguiar de Portugal, abaixo os brasões das famílias Aguilar e Aguilera também de Portugal.

Brasão da Família Rosa

Posted by Elviseassim

O sobrenome Rosa é comum em quase todos os países da Europa, tendo variações na Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha entre outros, sendo as mais comuns Roze, Larose, Roz, Roos, Rosen e Roza, sua origem é a palavra em latim rosa, que é o nome de uma das flores mais conhecidas no mundo.

O sobrenome foi adotado por algumas famílias por causa do nome próprio Rosa, em alguns lugares da Europa os homens de pele rosada levavam este apelido, também famílias que usavam a rosa como símbolo adotaram o sobrenome, na Idade Média a rosa era o símbolo da Virgem Maria, por isso a sua popularidade, na Idade Média também era tradição brisurar as armas dos filhos com rosas para indicar que estes não eram os primogênitos, em geral era o sétimo filho que levava o símbolo da rosa. Famílias judias da Europa Central e Oriental adotaram o sobrenome Royz, uma variação do alemão Rosen.
Acima o brasão da família Rosa da Espanha, e ao lado o brasão da família Rose da França.

Brasão da Família Lino

Posted by Elviseassim

O sobrenome Lino vem da palavra em latim Linum ou do grego λινός (Linus), que significa linho, por vezes ganha o sentido abstrato de puro e límpido como o linho. Segundo a mitologia, Lino era o filho do deus Apolo e da musa Urânia e ele teria inventado o ritmo e a melodia, em outras versões, Lino era filho do adivinho Anfiarau e da musa Terpsícore, Lino foi um dos mestres de Hércules e ficou encarregado de ensinar-lhe musica, em uma de suas aulas Lino criticou Hércules, que nervoso atirou sua lira na cabeça de seu mestre e o matou. O nome Lino era muito comum entre os gregos e os romanos, tanto que o segundo papa se chamava Lino, o Papa Lino foi o segundo Bispo de Roma e sucedeu São Pedro, em vida ele operou muitos milagres como a cura da filha do cônsul Saturnino, porém foi o próprio Saturnino que ordenou sua decapitação, São Lino é um santo da Igreja ,seu dia se comemora em 23 de setembro.
O sobrenome começou a ser adotado na Itália, em referência a São Lino, os nascidos no dia do santo ou os devotos dele assumiam esse cognome, alguns acreditam que o sobrenome também pode ter surgido nos diminutivos de outros nomes ou sobrenomes, como Ângelo-Angelino.
Acima o brasão da família Lino da Itália, com um campo vermelho e dois leões de ouro, é possível que o nome Lino tenha sido usado pela primeira vez como sobrenome de uma família na Lombardia, no norte da Itália, entre o século XIV e XV.
 Na Espanha também há uma família Lino, e além da origem religiosa do nome, se crê que o sobrenome Lino na Espanha possa ser ocupacional, em referência a profissão de fiandeiro ou tecelão de linho, da Espanha o sobrenome chegou a Portugal. Ao lado o brasão da família Lino da Espanha, com um campo vermelho e um campanário de ouro.

Brasão da Família Santana

Posted by Elviseassim

O sobrenome Santana, e suas variações Santanna, Sant’Anna entre outros, é uma referência a Santa Ana, que segundo o evangelho apócrifo de Tiago, era a mãe da Virgem e avó de Jesus, o nome Ana vem da palavra hebraica “Hannah”, que significa graça, dádiva ou bênção, dessa forma o sobrenome Santana significa bênção santa ou o portador da bênção santa.
O sobrenome não tem apenas uma origem, isso porque existem várias famílias Santana, principalmente na Espanha, Itália e Portugal, algumas surgiram de forma toponímia em referência a lugares que tinham o nome Santana, algumas pessoas também assumiram o apelido por terem nascido no dia da santa, no mês de Julho, o que era um costume muito comum há alguns séculos, inclusive muitas famílias com nomes de santos tiveram essa mesma origem.
No Brasil existe esta diversidade de origens do sobrenome Santana, geralmente as variações Sant’ Ana ou Sant’Anna são de origem italiana.
Ao lado o brasão do armorial português, com um campo azul, duas pombas de prata e uma estrela de prata; abaixo o brasão espanhol, com o fundo dourado e uma macieira ao centro; e o brasão italiano, com um campo azul, uma rosa vermelha e dois losangulos de prata.

Brasão Família PIOLI

Posted by Elviseassim

Este é um típico brasão italiano de nobre que não possuiam título nominal de nobreza, tais como Barão, Duque, etc. Trata-se de uma família de nobre, e não de um nobre em específico. O cliente tinha apenas a imagem adquirida na Itália, e queria ter a opção de poder reproduzir tal brasão com mais pessoas de sua família espalhados pelo Brasil. A coroa acima do ELMO não pertence a nenhum grau específico de nobreza. Na heráldica italiana, um "nobre não titulado" podia ostentar uma coroa heráldica de sua posição. Esta coroa se confunde com a coroa de Visconde, porém, esta tem todas as cinco pérolas de iguais tamanhos, sendo que na coroa de Visconde as pérolas das extremidades e a do meio são maiores, e as intercaladas são menores.

Brasão da Família Nunes

Posted by Elviseassim

O sobrenome Nunes surgiu durante a Idade Média na península Ibérica, o nome Nunes servia para dizer que aquele indivíduo era filho de Nuno ou vinha das terras de alguém chamado Nuno, dessa forma não existe uma origem única para a família Nunes. Há também uma serie de variação do sobrenome na Espanha, sendo as mais comuns Nunez, Nuñez, Nuno e Nuño.
Muitos acreditam que o nome Nuno venha do hebraico, onde Nuno significa peixe, dando uma origem judaica ao nome, porem é mais provável que o nome tenha vindo do latim nonio, nona ou nonus, que significa nono e gerou a variação ibérica Nuno.
 Ao lado os dois brasões da família Nunes, um traz uma folha de palmeira sobre um fundo de ouro, já o outro bem mais comum, é um brasão partido de prata e vermelho, sendo a parte de prata costada por uma contrabarra azul, na outra banda um leão de ouro cercado por quatro merletas de ouro (pássaros semelhantes a andorinhas e significam a busca da sabedoria e a educação), muitos representam erradamente este ultimo brasão sem as merletas.

Brasão da Família Gomes

Posted by Elviseassim

O sobrenome Gomes, tem sua origem em nomes batismais com o prefixo “gomo” ou “gome” que significa “homem”, provavelmente oriundo do latim, mas modificado pelos povos bárbaros, dessa forma Gomes significa “o filho de Gomo” ou “o filho do homem”, este sobrenome tem suas variações espanholas, Gomez, Gomiz ou até mesmo Comis, não se sabe ao certo se foi em Portugal ou Espanha que o sobrenome surgiu primeiro, apesar de aqueles que defendem a origem espanhola alegarem que tem as referências mais antigas. O sobrenome Gomes é um sobrenome bem popular e como a maioria dos sobrenomes de origem patronímica, tem diversas origens, desta forma não existe uma família Gomes, mas várias.

Brasão da Família Saunders

Posted by Elviseassim

Saunders é um sobrenome de origem Anglo-Normanica, que surgiu na Irlanda, Saunders vem do nome próprio Saunder, que é uma variação Anglo-Normanica do nome Alexandre, que significa: protetor dos homens, desta forma Saunders é um nome de origem batismal, eram chamados de Saunders os filhos cujos pais se chamavam Saunder, na era medieval já existiam referencias ao sobrenome Saunders, e as sua variações: Sawnders, Saynders, Sanders entre outros.
A Irlanda, assim com a Itália e a Alemanha também, teve um grande fluxo de imigrantes no século XIX, por isso o nome Saunders esta espalhado por diversos países do mundo.

Brasão da Família Dionísio

Posted by Elviseassim

Dionísio ou suas variações Dionízio, Dionísius, Dionísia, Dionísi entre outros, é um sobrenome italiano de origem batismal,ou seja, originou-se de um nome próprio, provavelmente tenha surgido de um cognome romano que mais tarde se tornaria um sobrenome.
Dionísio era o deus grego do vinho, o equivalente a Baco na mitologia romana, alguns nomes gregos eram comuns entre os romanos, tal como Dionísio, a partir do século XIII, referências a era clássica se tornaram comuns na Itália, assim como nomes de figuras pertencentes à mitologia grega, havia também a tradição de o pai passar o seu nome e/ou cognome aos filhos e netos, o que faz de Dionísio um sobrenome muito antigo.

Brasão da Família Reggio

Posted by Elviseassim

O sobrenome Reggio é de origem italiana e são consideradas suas variações os sobrenomes Reggi, Reggiani e Reggianinni, apesar de serem famílias praticamente distintas, mas dividem a mesma origem, uma palavra em latim que significa reger, é provável que tenham surgido de nomes batismais, salvo que também existem regiões na Itália com o nome de Reggio.
Grande parte dos integrantes famílias Reggio, Reggi, Reggiani e Reggianinni partiram das regiões de Nápoles, Sicília, Ligúria e Veneto e imigraram para o Brasil e Estados Unidos durante meados do século XIX ate o inicio do século XX.

Brasão da Família Azevedo

Posted by Elviseassim

O sobrenome Azevedo vem de uma palavra latina usada para denominar arbustos espinhosos, provavelmente dai surgiu a expiração para denominar uma região em Portugal com este nome, criando um sobrenome de origem toponímica usado para indicar a origem das pessoas que viam da região de Azevedo.

Brasão da Família Henrique, Henriques e Henríquez

Posted by Elviseassim

O sobrenome Henriques e suas variações Henrique e Henríquez vêem do nome próprio de origem germânica, Henrico, que significa príncipe poderoso.
O sobrenome Henriques ganhou fama em Portugal entre os séculos XI e XII, durante o governo de D. Henrique da Borgonha, Conde de Portugal e de seu filho D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, que são considerados os fundadores do reino de Portugal.
D. Afonso de Portugal ganhou o apelido Henriques por ser filho de D. Henrique, na época era costume batizar um filho de alguém chamado de Henrique com o nome Henriques, que significa filho de Henrique, ou sua variação Espanhola Henriquez. Desta forma o sobrenome Henriques tem origem batismal. 

Brasão da Família Campo e Brasão da Família Campos

Posted by Elviseassim

O sobrenome Campo e Campos têm a mesma origem, na verdade Campos é apenas uma variação plural do provável original Campo, o sobrenome surgiu na Espanha Medieval sendo de origem habitacional, dai chamando de Campo quem vinha ou trabalhava no campo, o sobrenome chegou a Portugal no século XIV, em Portugal Campo e Campos se separaram e se tornaram famílias distintas tendo cada uma o seu próprio brasão. 


Brasão da Família Martins, Brasão da Família Martinis e Brasão da Família Martini

Posted by Elviseassim

A origem dos sobrenomes Martins, Martinis(ou Martinez) e Martini vem do nome latino Martinici ou Martinus, que significa guerreiro ou inclinado à guerra, o nome latino criou os nomes Martim, Martino ou Martinho destes nomes batismais surgiram os sobrenomes Martins, Martinis e Martini, fazendo uma referencia que quem levasse o apelido Martins, Martinis e Martini eram filhos de Martim, Martino ou Martinho, ou vinha de uma terra pertencente à alguém com este nome. Quanto as famílias Martins, Martinis(ou Martinez), sabe-se que o sobrenome Martins é uma variação do sobrenome Martinez que com o tempo também gerou a variação Martinis, por isso os brasões referentes a família Martins no armorial português também são referentes a família Martinez e Martines, na verdade o brasão mais comum da família Martins, que é o primeiro abaixo( cortado, com a primeira parte de duas barras de ouro sobre um fundo negro, com as flores-de-lis púrpuras sobre um fundo de ouro na segunda parte) foi dado a família Martinez e adotado posteriormente a família Martins .

Brasao da Familia Barbosa e Brasao da Familia Barboso

Posted by Elviseassim


A origem do sobrenome Barbosa, vem de uma quinta portuguesa de mesmo nome. A Quinta de Barbosa foi criada por D.Sancho Nunes nas terras de sua mulher, ele logo seria chamado de D.Sancho Nunes Barbosa, a Quinta dos Barbosa seria dada a sua filha em dote herdado pela esposa de D.Sancho Nunes Barbosa, por isso seu filho D.Pedro Nunes de Barbosa criou uma nova Quinta de Barbosa, desta nova quinta surgiria entre os séculos XIII e XIV o sobrenome Barbosa, adotado pelas pessoas originarias das terras dos Barbosa, o sobrenome teria migrado para a Espanha onde surgiu paralelamente famílias Barbosa espanholas.
Quanto ao sobrenome Barboso seria uma variação de Barbosa, talvez uma masculinização do nome.

Brasão da Família Carneiro

Posted by Elviseassim

O sobrenome Carneiro não foi adotado por apenas uma família, mas por varias, as primeiras “vagas” referencias do sobrenome Carneiro no território do atual Portugal datam do século X, quando supostamente uma família francesa, teria se fixado e criado o solar da família Carneiro, já outra vertente diz que o sobrenome surgiu na Espanha por volta do século XII e teria imigrado para Portugal após sua fundação. O mais provável é que o sobrenome tenha sido adotado por pessoas que estavam envolvidas na criação de carneiros, sejam pastores, produtores de lã ou ate mesmo de queijo, ou por habitantes de terras importantes na criação de carneiros, já que sua carne e derivados eram muito apreciados na Idade Media.

Brasão da Família Amorim e Brasão da Família Morim

Posted by Elviseassim

O sobrenome Amorim e sua comum variação, Morim, têm origem em uma freguesia portuguesa chamada Amorim, nome de origem latina, que significa local de amar ou dos amantes, as referencias mais antigas ao nome Amorim datam do século XI em citações a Paróquia de Santiago de Amorim, é importante lembrar que Santiago foi por muito tempo o santo protetor dos exércitos cristãos na península ibérica, talvez em referencia a ele o brasão da família Amorim( e Morim) trás a figura de cinco cabeças de mouros decapitadas, já que Santiago era também conhecido como Santiago matamouros, ou em geral o brasão se trata de uma apologia à guerra entre cristãos e mouros pelo domínio das terras ibéricas.
Ate hoje grande parte dos habitantes da freguesia de Amorim, tem o sobrenome Amorim, prova real que lá é o local da origem do sobrenome, o que conclui que ele era usado para indicar a origem das pessoas vindas de Amorim.

Brasões das Famílias Carvalho, Carvalhais, Carvalhal e Carvalhal Bem-feito

Posted by Elviseassim

O sobrenome Carvalho tem origem em uma árvore de mesmo nome, o carvalho é uma árvore imponente que constitue grandes florestas e bosques de carvalhos, que são chamados de carvalhais, e no seu singular carvalhal.
Durante a Idade Média vários profissionais dependiam dos carvalhos, sendo eles lenhadores, marceneiros, construtores de casas, caçadores e criadores de porcos, é provável que sejam estes os primeiros a usarem Carvalho como apelido.
A presença destas árvores serviu também para denominar regiões, como uma aldeia nos arredores de Coimbra, onde possivelmente surgiu oficialmente sobrenome Carvalho e a linhagem nobre da família.
Quanto aos sobrenomes Carvalhais e Carvalhal Bem-feito, seriam variações do sobrenome Carvalhal que por sua vez surgiu na apologia a terras onde havia carvalhos, referencias mais antigas ao sobrenome carvalhal datam do inicio do século XIV, em que é citado certo D. Álvaro Gil de Carvajal, que seria o patriarca da linhagem nobre da família Carvalhal, este por sua vez era bisneto de Gonçalo Gonçalves de Carvajal, quem alguns autores consideram ser filho do rei D. Bermudo II de Leão. O nome Carvajal teria se tornado Carvalhal na geração seguinte a de D. Álvaro Gil de Carvajal.
Quanto aos Brasões das famílias Carvalhal, Carvalhais e Carvalhal Bem-feito, todas compartilham um único brasão, o brasão abaixo com o timbre de uma torre ornada com folhas de carvalho, porém a família Carvalhal tem mais um brasão, o com uma fortaleza de prata sobre um fundo vermelho, cujo timbre é um mouro atravessado por uma lança, porem este ultimo é exclusivo a família Carvalhal. 

Brasão da Família Costa

Posted by Elviseassim

A origem da família Costa é bem difusa, na verdade não existe apenas uma família Costa, já que na Europa eram denominadas “da Costa” todas aquelas pessoas que vinham da região costeira, esse costume surgiu no império romano e se arrastou até meados da Era Moderna, por isso existem famílias Costa praticamente em todos os países que atualmente cobrem a área do antigo império romano, principalmente na Itália, Espanha e Portugal.
Uma das famílias Costa nobres de Portugal, surgiu na Quinta da Costa em Guimarães, é claro que como esta, surgiram muitas outras devido a regiões que tinham o nome Costa. Talvez pela falta de uma origem única, algumas famílias Costa traziam consigo outro sobrenome para diferenciá-las das demais famílias Costa. 
 Os brasões acima trazem costelas de prata sobre um fundo vermelho, isto porque costa também trazia a idéia de costela, algumas literaturas referentes às famílias Costa usavam esta relação com a palavra costela, por isso, muitos acreditam erradamente que a origem da adoção do sobrenome Costa esteja relacionada à palavra costela.

Brasão da Família Leitão

Posted by Elviseassim

O sobrenome Leitão é uma referencia ao filhote do porco, o leitão, que durante e Idade Media era um prato muito cobiçado e frequentemente consumido em datas especiais, já que quando assado o leitão devia ser consumido de uma vez não deixando sobras para o outro dia.

 A criação de porcos ganhou espaço durante o período romano e se manteve na Idade Média, os porcos eram pastoreados quase como ovelhas, porem não em campos, mas sim em florestas onde encontravam alimento em fartura, a suinocultura durante a Idade Media era muito importante, sendo mais influente ate que a pecuária, os criadores de porcos tinham uma vida ate confortável, já que os suínos são animais férteis e durante este período os porcos pareciam mais com animais selvagem do que domesticados e sua criação mantinha a eles sua características selvagem reduzindo a mortalidade dos animais, provavelmente foi neste período que surgiu o sobrenome leitão, criado e assimilado por pessoas que estavam envolvidas na criação de porcos ou no abate de suínos domesticados ou selvagens, também é possível que pessoas que habitavam locais de criação ou de caça de suínos tenham passado a usar este sobrenome.
Com o fim da Idade Média e o inicio da Era Moderna, e o êxodo rural para as cidades, os costumes medievais foram se perdendo, e a forma de criação de porcos mudou, agora os animais seriam criados em chiqueiros, e se alimentariam basicamente das imundícies produzidas pelas cidades, a figura do criador de porcos mudaria completamente e tudo que estava ligado aos suínos passou a ser considerado imundo. Nos brasões acima vemos no primeiro e mais antigo em que o timbre é um leitão, já o segundo foi criado durante a Era Moderna, como um tipo de releitura do brasão da família Leitão, tentando afastar a família da figura do porco, prova disso é a presença dos canhões, coisa que não existia na Idade Media, e o timbre do brasão uma torre em que o desenho usa perspectiva, tendo base altura e profundidade, coisa que não existia no desenho e heráldica medieval.

Brasão da Família Guimarães

Posted by Elviseassim

O sobrenome Guimarães vem da palavra Vimaranes, alguns acreditam que a palavra venha da palavra germânica Wigmar, que significa cavalo de combate, dai surgiria o nome próprio Wimara, e consequentemente o nome de lugar Wimaranis, que significa terra de Wimara ou terra de cavalos de batalha.

 O sobrenome se originou em uma região no norte de Portugal de mesmo nome, outrora chamada de Vimaranes, de onde acreditasse ter partido os primeiros conquistadores do território português, por isso o nome Vimaranes ganhou o sentido de conquistador, nesta região foi construída a cidade de Guimarães, por volta do século X, primeiro foi construído ali um mosteiro e logo após um castelo, o que atraiu pessoas que se fixaram ali, criando a cidade, o mosteiro recebia fartas doações de nobres e ate de reis, com isso, ele se transformou no Mosteiro Real Colegiada, que se tornou um local de peregrinação que atraia muita gente, o sobrenome Guimarães teria surgido no uso do nome desta região para indicar de onde essas pessoas vinham. Para os portugueses Guimarães é o berço da nação portuguesa, já que ali foi a capital do condado de Portucale instituída por D. Henrique e foi também o provável local do nascimento de D. Afonso Henriques, filho de D. Henrique e o fundador do Reino de Portugal. Isso impulsionou a assimilação do sobrenome Guimarães pelos seus habitantes.

Brasão da Família Maia

Posted by Elviseassim

Maia é o nome de uma planta muito comum em Portugal, considerada por alguns daninha, anteriormente usada na confecção de vassouras. A origem do sobrenome Maia esta ligada a uma região em Portugal do mesmo nome, a região se estendia por quase todo o norte do atual Portugal, hoje Maia e apenas um pequeno município, o nome Maia já era usado pelos habitantes desta região como sobrenome desde antes da própria fundação do país de Portugal, segundo a lenda o primeiro rei português, Dom Afonso Henriques, foi educado junto a família Mendes da Maia, que já governava a antiga região de Maia, na época a região era governada pelo famoso cavaleiro Gonçalo Mendes da Maia, que entrou para historia portuguesa pela sua constante luta contra os mouros.

Brasão da Família Sousa

Posted by Elviseassim

O sobrenome Sousa, ou a comum variação Souza, de origem portuguesa, não se sabe ao certo de qual palavra ele se originou, uns acreditam que provem do latim saucia, que significa pedra, já outros dizem que provem de saza, que por sua vez significa seixo, coincidentemente ou não Sousa também é nome de regiões de Portugal, em que estão um rio chamado Sousa, cuja origem é a palavra latina saza, e próximo ao rio há uma povoação chamada Souza, na qual tem sua origem na palavra latina saucia.
As referências mais antigas sobre esta família citam a região próxima ao rio Souza na qual, entre século VIII e XI, os seus donos passaram assimilar para si o nome do rio, desta linhagem gerou-se o ramo nobre da família, que tinha uma parentela com os reis de Castela, Leão e com antigos reis visigodos, por isso em alguns brasões da família Souza se vê alusões as armas de Castela e Leão.
Acima os dois mais comuns brasões da família Sousa de Portugal, sendo o primeiro, em prata, mais usado pela família Souza e o segundo, em vermelho, assimilado a família Sousa.

Brasão da Família Laurett

Posted by Elviseassim

O sobrenome Laurett , ou suas comuns variações Lauret, Lauretti, Laureth entre outras, tem origem no nome batismal Laurence( ou Lourence, Laurêncio, etc.), que é um nome de origem latina que vem da palavra Laurus, que é o nome em latim do loureiro ou louro, durante a Era Clássica, na Grécia e em Roma, com os ramos destas árvores eram feitas coroas que coroavam os heróis e atletas vencedores, o que tornou a coroa de louro um símbolo de triunfo e vitória, a partir daí surgiu o termo laureado, que por sua vez significa: o premiado, daí o nome Laurence, que significa: aquele que é coroado com louro, ou em um termo mais simples: o vitorioso.
O nome Laurence, que era comum entre os romanos partiu com eles para as áreas de sua influência, entre elas a Gália, a atual França, e lá o nome Laurence passou a ser conhecido por Laurent, que denominou várias regiões da França, e com isso as pessoas originárias das regiões de nome Laurent, assumiram esse nome como sobrenome, posteriormente, vários membros desta família francesa partiram para o norte, principalmente durante o século XVII, para o Flandres(e terras próximas), região entre a Bélgica e a Holanda, onde o nome Laurent evolui para Laurett, e onde ele ganhou um novo sentido, com uma nova variação holandesa, Lowerett ou Lowrett, em que o prefixo lowe, vem do alemão löwe, que significa leão, que geralmente simboliza força, nobreza e coragem.
Provavelmente foi a partir da Holanda que sobrenome se espalhou pelo mundo, alcançando a Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos e Brasil.
Os primeiros Laurett a chegar ao Brasil, vieram da Zelândia( uma província ao sul da Holanda), em meados do século XIX, grande parte deles se situaram no estado do Espírito Santo onde fundaram colônias holandesas.
Existem diversos brasões referentes a esta família, em geral eles também são referentes à família que a criou, os Laurent, tendo vários brasões em vários países, este ao lado provem do armorial francês.

Brasões das famílias Franca, França, Franco e Francisco

Posted by Elviseassim

Os sobrenomes Francisco, Franco, França e Franca, têm consigo praticamente a mesma origem, o povo franco.Os francos era uma das tribos germânicas que invadiram o império romano e fundaram um reino onde, grande parte, hoje fica a França, na língua franca a palavra franco era sinônimo de “livre. Durante a idade media era costume chamar toda a pessoa que era originaria destas terras de Franco ou Francisco, já que Francisco significa filho do franco ou aquele que nasceu na terra franca, em um sentido mais amplo homem livre ou filho da liberdade, esse costume passou a ser adotado em toda a Europa, e em toda ela o nome Francisco é bem popular, com a morte do imperador franco Luís o Pio, o reino franco foi dividido em três e um deles formou a França moderna, o próprio nome França significa ‘terra dos francos’, com isso os antigos imigrantes originários da França adotaram o nome de seu país de origem como sobrenome.
Quanto ao sobrenome Francisco, ele recebeu um grande impulso por causa de quatro santos católicos com o mesmo nome e populares nos paises latinos europeus, principalmente São Frâncico de Assis, por isso temos uma família Francisco ,da Itália, da Espanha e de Portugal. Devotos destes santos, entre eles os nascidos no dias em que eram celebrados os Santos chamados Francisco, assumiram para si este nome como sobrenome.

 Ao sobrenome Franca podemos considerá-lo uma variação do nome Franco ou França. Abaixo o brasão da família Franca do armorial português, acima o brasão da família Francisco do armorial espanhol e ao lado o da familia França do armorial portugues, e abaixo, tambem,os brasões da família Franco, em um deles, vemos no chefe do escudo, parte superior do escudo, a cruz de São Jorge, com o timbre de um cavalo de prata, talvez uma analogia ao cavalheirismo e a nobreza de atos, brasões originários do armorial portugues.

Brasão da Família Freitas

Posted by Elviseassim

O sobrenome Freitas de origem portuguesa, provavelmente vem da palavra latina fracta ou de seus derivados, essa palavra significa quebrado, alguns crêem que o nome surgiu devido a algum lugar de pedras quebradas, talvez uma pedreira ou algum terreno muito acidentado. O fato que o nome foi adotado por algumas famílias no século XII em diante, considerado um apelido toponímico.
Quanto ao brasão, segundo documentos antigos portugueses, foi dado pelo rei D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, ao vassalo Diogo Gonçalves que ajudou o rei nas guerras que fundaram o reino Portugal e livrou o rei da morte em uma batalha, grato pelo ato heróico, D. Afonso I, deu a Diogo Gonçalves boas terras e o brasão, que tem cinco estrelas com seis pontas de ouro sobre um campo vermelho, Diogo tinha o apelido Freitas, como se ele viesse de uma terra chamada Freitas, o apelido foi passado aos seus filhos.

 Outra família a usar o nome Freitas foi uma família de origem alemã chamada Freitag, em alemão Frei, significa livre, e tag, que significa dia, sendo assim dia da liberdade, Freitag ganhou varias alterações de acordo com o país na qual esta família imigrou, como, Freiday na Inglaterra, no Brasil alguns imigrantes alemães e austríacos com este sobrenome passaram a usar Freitas, mas é importante lembrar que a variação Freitas já existia na Alemanha desde antes da imigração.

Brasão da Família Brandão

Posted by Elviseassim

O sobrenome Brandão de origem portuguesa vem do prefixo brand, dos idiomas indo-germânicos, que significa fogo, porém muitos assimilam o nome Brandão ao prefixo bend, que significa o portador de espada, na verdade muitos nomes derivados do prefixo brand adotaram o sentido de espada de fogo. Na França, que foi habitada por povos indo-germânicos, surgiu à palavra brandon, que significa a principio tocha, tal palavra pertence até hoje ao idioma francês.
A palavra brandon, derivada da palavra brand, chegou até as terras do atual Portugal, provavelmente como um nome batismal, porém o nome Brandão virou sobrenome por causa de uma região de mesmo nome, no qual seu dono Fernando Brandão, ajudou o Conde D. Henrique da Borgonha que posteriormente seu filho proclamou a independência de Portugal do Reino de Leão, e se tornou o primeiro rei português, em agradecimento pelos serviços de Carlos Brandão, o rei português lhe cedeu títulos de nobreza.

Brasão da Família Bragança

Posted by Elviseassim

O sobrenome Bragança é de origem portuguesa e vem provavelmente de uma palavra celta brigantino, que denominava os guerreiros, pode-se dizer que dai veio o nome de uma região na península ibérica chamada Brigantia, que significa terra do povo guerreiro, quando os romanos dominaram a região, ela já tinha grande importância, por isso ela foi batizada pelos romanos como Juliobriga, uma homenagem ao imperador romano Julio César.
Com as guerras entre cristãos e mulçumanos, as povoações locais foram quase todas destruídas, mas reerguidas no século XII, e lhe foi posta o nome de Bragança, que se tornou no século XV, centro do Ducado de Bragança e uma importante cidade. O sobrenome surgiu na referência da origem da família, que vinha da cidade de Bragança.

Quando o Ducado de Portugal se tornou Reino de Portugal, o governador do Ducado de Bragança era cunhado do rei português, o que fez com que membros da família Bragança sempre estivessem ligados a família real.
Houve certa época que os reinos de Portugal e o da Espanha estiveram unidos, pois tinham apenas um só rei, isso criou um ambiente de revolta no reino português, foi quando a aristocracia e a burguesia portuguesa, escolheram o duque de Bragança, D. João II, para ser o novo rei português, que passou a se chamar D. João IV de Portugal, que após vencer a opressão espanhola restaurou a independência portuguesa.

Brasões da Família Pedroso e da Família Pedrosa

Posted by Elviseassim

Os sobrenomes Pedrosa e Pedroso, que significam aquele que tem atributos de uma pedra, surgiram na península ibérica, mais provavelmente na Espanha, onde se encontram os primeiros registros dos sobrenomes, que foram adotados por famílias que proviam de regiões com estes nomes, os sobrenomes Pedrosa e Pedroso começaram a ser usados como sobrenomes no século XII, porem desde o século IX eles já eram usados como apelidos, mas não eram passados aos descendentes. 
 Alusões a São Pedro e a frase bíblica Tu és Pedro e sobre essa pedra erguerei a minha igreja, poderiam também ter influenciado a adesão aos sobrenomes Pedrosa e Pedroso.

Brasão da Família Silva

Posted by Elviseassim

O sobrenome Silva, vem do latim, que significa selva, floresta e/ou bosque. As referencias mais antigas do nome são da época do reino dos Godos, em que o nome foi adotado por alguns príncipes. O nome é logicamente de origem toponímica, mais provavelmente de uma região chamada Torre de Silva, perto de Valença, em Portugal, porém existem muitas outras regiões na Espanha e em Portugal com este nome.
Apesar de remotas, o uso sobrenome Silva tem origens no Reino de Leão, e por isso seu brasão de armas faz referencia a ele, sendo um leão purpura armado e lampassado de vermelho ou azul, sobre um campo prata.
No Brasil o sobrenome foi adotado por muitos escravos e também por pessoas que buscavam passar por anônimas.

Brasão da Família Ferreira

Posted by Elviseassim

O sobrenome Ferreira é de origem ibérica, mas existem os sobrenomes Ferrara ou Ferrari na Itália que surgiram pela mesma força ideológica que criou o nome Ferreira, provavelmente uma referência a profissão de ferreiro, muito importante na Idade Média, já que o desenvolvimento de um país durante a Baixa Idade Média e na Idade Moderna, era ditado pela capacidade de produzir os mais diversos tipos de ferramentas agrícolas que poderiam facilitar e aumentar a produção nacional, cabia aos ferreiros também a produção de armamentos e quase todos os derivados da matéria prima metálica.

O nome Ferreira pode ter sido usado como sobrenome primeiramente na Espanha, na forma de Herrera ou Herreira , onde havia regiões com o mesmo nome, o que determinava que ali havia ou houve uma família ferreira, ou seja que trabalhava ou estava ligada ao oficio de ferreiro. O sobrenome pode ter chegado a Portugal por meio de imigrantes espanhóis, ou simplesmente surgiu paralelamente com a apologia à profissão, que denominou um rio português que nasce em uma cidade chamada de Paços de Ferreira, além destas regiões existiram outras em Portugal que influenciaram os habitantes a adotar o sobrenome Ferreira.

Brasão da Família Santos

Posted by Elviseassim

O sobrenome Santos vem do latim sanctorum, que significa santo, o sobrenome é uma referência ao dia de todos os santos, por isso existe uma variação do nome em todos os países europeus de predominância católica, segundo a tradição da época era costume levar o nome do santo que é celebrado no dia do nascimento, daí o surgimento do nome Santos, sendo um tipo de abreviação para todos os santos, existem variações do sobrenome em Portugal, dentre elas as mais comuns são: Santeiro, Santo, Santero entre outros.

 O apelido Santos é mais antigo que o Reino de Portugal, e já era usado nos reinos medievais católicos da península ibérica, Alguns acreditam que as primeiras famílias a usar nome Santos como sobrenome em Portugal eram de imigrantes espanhóis vindos da Andaluzia, provavelmente fugindo das opressões mouras.

Visite meus outros Blog's