Tradutor

Brasão da Família Freitas

Posted by Elviseassim

O sobrenome Freitas de origem portuguesa, provavelmente vem da palavra latina fracta ou de seus derivados, essa palavra significa quebrado, alguns crêem que o nome surgiu devido a algum lugar de pedras quebradas, talvez uma pedreira ou algum terreno muito acidentado. O fato que o nome foi adotado por algumas famílias no século XII em diante, considerado um apelido toponímico.
Quanto ao brasão, segundo documentos antigos portugueses, foi dado pelo rei D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, ao vassalo Diogo Gonçalves que ajudou o rei nas guerras que fundaram o reino Portugal e livrou o rei da morte em uma batalha, grato pelo ato heróico, D. Afonso I, deu a Diogo Gonçalves boas terras e o brasão, que tem cinco estrelas com seis pontas de ouro sobre um campo vermelho, Diogo tinha o apelido Freitas, como se ele viesse de uma terra chamada Freitas, o apelido foi passado aos seus filhos.

 Outra família a usar o nome Freitas foi uma família de origem alemã chamada Freitag, em alemão Frei, significa livre, e tag, que significa dia, sendo assim dia da liberdade, Freitag ganhou varias alterações de acordo com o país na qual esta família imigrou, como, Freiday na Inglaterra, no Brasil alguns imigrantes alemães e austríacos com este sobrenome passaram a usar Freitas, mas é importante lembrar que a variação Freitas já existia na Alemanha desde antes da imigração.

15 comentários:

  1. Unknown

    mto bacana !!!! p a r a b e n s pelo site !!!

  1. Unknown

    Legal :)

  1. Unknown

    Muito bom 👏👏👏
    Saber sobre o sobrenome da minha família...

  1. Unknown

    Muito bom 👏👏👏
    Saber sobre o sobrenome da minha família...

  1. Unknown

    Muito bom 👏👏👏
    Saber sobre o sobrenome da minha família...

  1. jefferson

    parabens pelo site e pela explicacao de meu sobrenome!
    aproveito para pedir se alguem teria este logo em alta resolucao, pois queria fazer um quadro.
    desde ja agradeco.
    meu email e jefferson_freitas2003@yahoo.com

  1. Unknown

    E FORTE

  1. Unknown

    E FORTE

  1. Unknown

    boa tarde

  1. Unknown

    estou procurando os freitas com origem em rio pardo rio grande do sul e que tenha parentesco com jardelino raimundo de freitas

  1. Unknown

    estou procurando os freitas com origem em rio pardo rio grande do sul e que tenha parentesco com jardelino raimundo de freitas

  1. Unknown

    boa tarde

  1. cgf

    Boa tarde aos demais. estou tendo dificuldades de montar a linha do tempo da família Freitas. talvez possamos nos ajudar não sei se já existem sites e grupos no face ou blogs. caso não tenha podemos criar em conjunto para montar esse grande quebra cabeça. acho que tanto toda ajuda é bem vinda mesmo as dos Freitag que em determinada época assumiram Freitas como apelido.

  1. Unknown

    ótimo, nunca pensei que tivesse um significado, adorei saber e alegro-me em fazer parte deste sobrenome,obrigado família Freitas

  1. Divindade

    eu queria saber se eu sou de Freitag , Pois Minha avó tem esse sobrenome e , tem olhos azuis , cabelos claros e pele branca , sera que essas caracteristicas identeficam o sobrenome?

Postar um comentário

Visite meus outros Blog's