Tradutor

Brasão da Família Rodrigues

Posted by Elviseassim

O sobrenome Rodrigues vem do substantivo próprio Rodrigo, que por sua vez vem dos idiomas germânicos, sendo rod, famoso, e rico, senhor, sendo assim o senhor famoso, o nome teve grande influência na península ibérica devido ao rei Roderico, latinizado no nome Rodrigo, que foi o ultimo rei visigodo da Hispânia, perdeu seu reino para os mouros, permitindo assim a entrada do islã na península ibérica, Rodrigo teria fugido para a Lusitânia onde morreu.
O nome do rei Rodrigo ficou bem vivo na mente do povo ibérico, que contavam como os muçulmanos entraram na Ibéria, tal nome foi dado a muitos, daí surgiu o nome Rodrigues, que significa filho de Rodrigo ou da casa de Rodrigo, este nome foi adotado por muitas famílias na península ibérica como sobrenome, na forma de Rodriguez na Espanha.
O Reino de Portugal até o século XV, permitia certa liberdade aos judeus, que eram perseguidos no resto de toda Europa, após esta data eles passaram a ser perseguidos também dentro do território português, a menos que se convertessem ao cristianismo e passassem a usar nomes cristãos, o sobrenome Rodrigues foi um dos adotados pelos judeus, já que o sobrenome lhes permitia ser “anônimos” e não expor suas origens, devido a grande variedade de famílias que usavam o sobrenome Rodrigues.

4 comentários:

  1. Genenewsblog

    A respeito dos judeus expulsos da Espanha em 1492, por motivos sociais e políticos, convém rever sua história e entrada no Brasil via Portugal, sob a denominação de "Cristãos Novos", já que batizados na Igreja Católica. Segundo a escritora baiana Anita Novinski, livro "A Inquisição na Bahia", 60% da população do Brasil era de cristão novos (judeus) e o Brasil teria siso arrendado a eles, embora constantemente perseguidos pela Inquisição. Novamente a verdadeira História do Brasil por detrás dos brasões e dos sobrenomes de família.

  1. Genenewsblog

    Errata: ... o Brasil teria sido arrendado a eles (judeus cristãos novos)

  1. Unknown

    sou da família rodrigues dos santos

  1. Unknown

    Vendo o domínio "rodrigues.com.br". Algum interessado? Entre no site de mesmo nome. Grato
    Walter Rodrigues

Postar um comentário

Visite meus outros Blog's